Gol compra Webjet e domina 40% da aviação nacional

Posted on julho 11, 2011

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Boing 737 da webjet, agora parte dos ativos da Gol

A Gol Linhas Aéreas anunciou, na última sexta-feira (08), a aquisição da companhia aérea de baixo custo Webjet, por um valor total de R$ 311 milhões, sendo cerca de R$ 215 milhões referentes a dívidas que serão assumidas pela Gol.

A nova empresa ocupará o posto de segunda maior companhia aérea do país, com aproximadamente 40% do mercado (35,39% da Gol, somados aos 5,16% da Webjet), sendo superada apenas pela TAM Linhas Aéreas, que possui 45% de participação no mercado nacional.

A maior dúvida é referente aos motivos que levaram a Gol a investir na aquisição de uma empresa menor, com aeronaves já obsoletas. A explicação está nos slots da empresa (ou seja, os horários de pousos e decolagens) em aeroportos de grande importância, como os de Guarulhos, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Isso ocorre em um momento de aumento da demanda em um futuro próximo, com a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas de 2016.

A Gol deve manter, ainda, a marca e o modelo de negócios low cost da Webjet.  Companhias de baixo custo são tendência na aviação mundial, e a Webjet já conta com uma ampla experiência neste nicho. Vale lembrar que a Gol tem experiência neste tipo de aquisição: com 10 anos de existência, a empresa já adquiriu em 2007 a fatia saudável da Varig e, ano passado, comprou participação majoritária na Global Taxi Aéreo, que trabalha com fretamento de aeronaves executivas.

Concorrência

Com essa aquisição, o duopólio Gol/TAM na aviação civil brasileira se perpetua. Se esta operação é, sem dúvida, positiva para os acionistas da Gol (as ações da empresa fecharam em alta de 3,5% nesta sexta-feira), pode não ser tão boa para os consumidores. A concentração do mercado nas mãos de poucas empresas diminui a concorrência, e dificulta a baixa de preços.

Já para a Gol, a operação ajuda o seu posicionamento no mercado. A Webjet (que era a 4ª maior empresa do mercado doméstico de aviação) vinha recebendo assessoria da irlandesa Ryanair, companhia que é símbolo mundial da aviação de baixo custo. Havia especulações de que os irlandeses poderiam adquirir a Webjet (que também opera como low cost) para entrarem no Brasil. Com a compra,a Gol simultaneamente afasta o risco da chegada de um novo competidor na aviação brasileira e contra ataca sua rival TAM, que tenta fundir-se com a chilena LAN para se tornar uma das maiores aéreas do mundo.

Mercado Aquecido

O negócio é anunciado num cenário de aquecimento da demanda doméstica. Segundo a Anac, a procura por voos teve um aumento de 28,67% em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação à oferta, o crescimento foi de 15,34%. A demanda nos voos internacionais operados por empresas brasileiras, por sua vez, cresceu 21,55% em relação a maio do ano passado. O número de passageiros que passam anualmente pelos 67 aeroportos administrados pela Infraero aumentou em 87% na última década.

Para este ano, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP) projeta um crescimento de 25% na demanda de passageiros, dependendo de fatores econômicos, após um crescimento de 20% no ano passado de 15% na média dos sete anos anteriores. Especialistas, no entanto, chamam a atenção para uma possível demora no julgamento dessa operação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o que poderia atrapalhar os ganhos com sinergias. Em comunicado, a Comissão de Valores Mobiliários (CMV) afirmou que a aquisição “está sujeita, entre outras condições, à realização de auditoria técnica e legal nas atividades e ativos da Webjet, à negociação e celebração dos documentos definitivos pelas partes e às aprovações das autoridades governamentais pertinentes”.

 

Histórico de Negociações

Aviões da Gol e Webjet, agora parte da mesma empresa

 

A família Constantino, dona da Gol, já havia feito uma proposta para adquirir a empresa de Guilherme Paulus, um dos fundadores da operadora de turismo CVC, mas esta não fora aceita. Desta vez, Paulus concordou em vender sua aérea para a concorrente. As negociações foram conduzidas pessoalmente pelo presidente da Gol, Constantino Junior. Procuradas pelo DCI, a Webjet preferiu não comentar a operação; a Gol, no entanto, divulgou nota admitindo as tratativas antes do anúncio oficial.